Os vereadores terminaram a análise do projeto de lei mandado pelo Prefeito Municipal que trata dos animais de grande porte (cavalos, por exemplo) que são encontrados soltos e podem causar acidentes em nossa cidade.

Porém, os vereadores fizeram alterações na lei. Inicialmente, a proposta proibia a criação, a manutenção e o abandono desses animais. Uma emenda do vereador Romilson Araújo ponderou que não se deveria punir aqueles que criam esses animais da maneira correta (dentro de locais adequados), mas sim punir os apenas os irresponsáveis que abandonam os animais nas vias públicas para pastarem onde encontrarem comida, o que os leva, na maioria das vezes, para as proximidades das estradas como a BR-259, já que dentro das ruas da cidade não há muito do que se alimentarem.

Outra alteração que os vereadores fizeram foi na parte que trata da destinação dos animais encontrados abandonados. No projeto original, se não fossem mortos (nos casos especificados no projeto) ou retirados pelos donos (pagando a devida multa), poderiam ser doados para entidades protetoras de animais e pessoas físicas ou jurídicas. Os vereadores inseriram a possibilidade de se entregar também para a APAE, asilo e até associações de criadores de animais.

A matéria agora foi encaminhada de volta para o Prefeito.

There are no comments yet.